sábado, 24 de maio de 2008

Mídia social abala velhas estruturas

O GJOL comenta recente pesquisa realizada nos Estados Unidos para aferir a percepção dos jornalistas sobre as mídias sociais (blogs, wikis, podcasts, fóruns etc). Os questionários foram enviados a profissionais que cobrem cinco áreas: política, saúde, estilo de vida, viagens e tecnologia. As respostas revelam que a maior parte dos jornalistas consulta regularmente blogs, apesar de ainda haver desconfiança em relação à credibilidade. Mais do que servir como fonte para a mídia tradicional e longe de ser apenas uma simples reverberação do material produzido por esta, os dados revelam que as mídias sociais agem diretamente sobre os conteúdos, conforme alerta o texto de apresentação da pesquisa:

"That survey suggested that blogs are not only having an impact on the speed and availability of news, but also influence the tone and editorial direction of reporting."

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Os jornalistas estão se dando conta de que a consulta e avaliação de material produzido por terceiros é fundamental. Não são os repórteres os únicos produtores de informação. É preciso ter humildade e critério no processo de seleção e edição do que é produzido em blogs e outros ambientes da Web 2.0, como bem explicam Alex Primo e Marcelo Träsel:

"Devido à quantidade de informação circulando nas redes telemáticas, cria-se a necessidade de avaliá-la, mais do que descartá-la. Não é mais preciso rejeitar notícias devido à falta de espaço, porque se pode publicá-las todas. Nota-se um deslocamento da coleta de informação para a seleção da mesma." (Leia o artigo completo).

Para quem quer saber mais sobre mídia social, vale dar uma olhada no e-book What is social media, de Antony Mayfield.

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