quarta-feira, 4 de junho de 2008

Estúpidos digitais ou apenas mais um falso alarme?

Lançado em maio nos Estados Unidos, o livro “The dumbiest generation”, de Mike Bauerlein, já ganhou destaque na imprensa brasileira. Mas por que o autor acredita que a atual geração é pior que as anteriores?

O subtítulo ajuda a compreender o argumento central do livro: “How the digital age stupefies youg americans and jeopardizes our future”. Em tradução livre: “Como a era digital torna estúpidos os jovens americanos e põe em perigo nosso futuro”. Mas quem são esses jovens? Para Mike Bauerlein são todos aqueles que têm menos de três décadas de vida. A capa do livro traz, entre parênteses, uma alternativa ao subtítulo: “Or, don’t trust anyone under 30”.

A obra argumenta que o motivo da estupidez dos americanos não seria a internet em si, mas o que as pessoas estariam fazendo na internet. No Amazon é possível ter acesso a algumas páginas do livro. Arrisco outra livre tradução, desta vez de uma passagem extraída da página 13:

“Não é suficiente dizer que esses jovens estão desinteressados das realidades mundiais. Eles estão ativamente extirpados delas. Uma maneira melhor de colocar a questão é dizer que os jovens estão enclausurados em realidades mais imediatistas responsáveis por excluir qualquer perspectiva (...) A cada dia, as informações a que têm acesso e as interações praticadas são tão locais e superficiais que os acontecimentos do governo, questões internacionais e nacionais, a história e arte nada despertam neles”.

Nenhum comentário: