terça-feira, 20 de maio de 2008

Quando o altruísmo torna-se o maior valor

Às vezes a única saída é “matar no peito e levar na raça”. Não gosto do discurso encantado (aquele que qualifica a web como baluarte da democracia), mas a internet é, sem dúvida, um instrumento fantástico para quem tem coragem e determinação.


Hoje tive a grata surpresa de conhecer o blog do colega Thiago Nogueira, que passou pela rádio-escuta do jornal Estado de Minas. Há mais de um ano ele mantém ativo o Blog DiCarmo. O objetivo é promover a cobertura jornalística de Carmo da Mata, cidade do Centro-Oeste mineiro com quase 11 mil habitantes, segundo dados do IBGE.

Gostei do que vi. A cobertura é bem completa e, na medida do possível, o blogueiro lida com elementos fundamentais do webjornalismo, como a multimidialidade (veja a reportagem “Praça Presidente Vargas quase pronta”).

Por e-mail, Thiago me disse que batalha para conquistar apoio financeiro e maior visibilidade. Mesmo com a expansão do acesso à internet na cidade, o público do blog ainda é constituído por “carmenses ausentes”, segundo dados estatísticos aferidos pelo jornalista por meio do Google Analytics.

O primeiro desafio é mais difícil de resolver, sem dúvida. Obter financiamento para projetos jornalísticos independentes ainda é uma tarefa inglória. Imagine as barreiras impostas para quem deseja angariar investidores para um blog que tem como escopo uma cidadezinha do interior de Minas. Já em relação ao público, acredito que o blog pode crescer bastante na base do boca a boca, estratégia que encontra na internet um campo fértil.

Para quem duvida do valor jornalístico do Blog DiCarmo, recomendo a leitura de uma reportagem exemplar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Ivan,

como vai?
Sou blogueira, de BH, e "conheci" você no Sindicado, no dia em que Nassif nos visitou.
Também esstudo mídias digitais, por isso o meu contato.
Se puder, me mande uma mensagem para trocarmos idéias!
raquel arroba gmail.com

Grande abraço!