quinta-feira, 15 de maio de 2008

Flash mob em BH

Foto:Renato Weil/EM/D.A. Press


Rolou uma flash mob em BH! Alguns bravos pontos se conectaram às 13h13 do dia 9 de maio. O palco foi a Praça da Savassi, sob olhar catatônico de um Roberto Drummond bronzeado. Ao sinal sonoro, todos jogaram moedinhas para o alto. O nó que propôs o link foi o designer Diego Belo. O ato foi motivado por um trabalho de pós-graduação cujo objetivo era “entender as estratégias usadas para mobilizar as pessoas em torno de algo”. O camarada criou o blog Coletivo 1313 e convocou a multidão. Heróicos, alguns poucos jovens do sexo masculino formaram uma rede incapaz de pescar um bagre.

Leia a reportagem do jornal Estado de Minas sobre o assunto.

Veja o relato do idealizador do projeto sobre as ferramentas usadas para convocar os pontos:

blog: um ponto de apoio imprescindível. os números demonstram que foi superada a marca dos 1300 acessos em 3 dias.

twitter: a ferramenta mais surpreendente desta experiência. foi capaz de viralizar de forma intensa, atingindo em cheio o público que já está naturalizado com a experiência do flash mob.

orkut: pouco efetivo. não aguçou tanto a curiosidade e impôs muitos empecilhos nesta divulgação.

youtube: cumpriu uma função de suporte. e também bem didática, apresentando outros movimentos.

email: foi uma via interessante de disseminação da idéia. interpreto que o email foi mais importante para familiarizar sobre os flash mobs do que para divulgar. foram enviados 4 emails: quarta e quinta (no horário de almoço), sexta pela manhã e logo após o evento. geraram um bom tráfego para o blog.

Nenhum comentário: