sexta-feira, 9 de maio de 2008

Marcos Sá Corrêa: “A Piauí é 100% inútil”


Marcos Sá Corrêa participou, nesta sexta-feira, do III Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado no campus do UNI-BH. O tema da palestra foi o projeto editorial da Piauí, revista fundada por ele e João Moreira Salles. Debate interessante, nada de meias palavras e com alguma pitada de humor. Em suma, uma boa e agradável reflexão sobre o jornalismo.

“A Piauí é 100% inútil, não serve nem para embrulhar peixe, por causa do formato”, disparou o jornalista. Inútil porque abre espaços para assuntos que, aparentemente, não interessam a ninguém. Segundo ele, a revista assume o risco de não ter limite. Nada de editorias ou normas rígidas.

É claro que a ausência de limite diz respeito à fuga dos padrões genereralizados pela imprensa. “O jornal impresso não tem 20 anos de sobrevida”, sentenciou. A apuração e redação são especialmente relevantes para o sucesso do empreendimento, que nasceu há quase dois anos para tentar vender ao menos 7 mil exemplares por mês e já está na marca dos 52 mil.

Sá Corrêa falou sobre a rotina das redações, que inibem a curiosidade dos repórteres. Para ele, “o jornalista essencial é o repórter”. A Piauí tem a intenção, ainda de acordo com o jornalista, de romper a “camisa de força” que sufoca a imprensa. “O texto da Piauí tem o tamanho que o texto merece”, explicou.

Nada de determinações prévias. O encaminhamento da reportagem dita a edição e não o contrário. Na revista, uma reportagem pode ser apuradadurante durante três meses antes de ser publicada. Algo realmente distante da rotina das redações tradicionais, onde a pressão influi sobre a qualidade do trabalho.

Realmente, a Piauí é uma revista fora dos padrões, mas incrivelmente jornalística.

Nenhum comentário: