quarta-feira, 7 de maio de 2008

Nassif prega humildade e provocação nos blogs


Participei, no dia 6 de maio, do projeto “1a Terça” do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. O tema foi “Os blogs e o jornalismo alternativo” e o convidado foi o jornalista Luis Nassif.

Fiz breve exposição sobre o assunto e Nassif revelou algumas de suas impressões sobre a blogosfera e a atividade jornalística. Segundo o experiente jornalista, “no blog o jogo é outro”, pois a nova ferramenta obriga a um discernimento muito mais apurado por parte do jornalista para lidar com um grande volume de informações que chega por toda parte. Nassif acredita que “o jornalismo tradicional morreu” e o que existe são alguns “fantasmas” que insistem em modelos ultrapassados.

Para ele, o jornalista blogueiro deve trabalhar duas características fundamentais para lidar com a audiência:

1 – demonstrar humildade para avaliar o material publicado pelos leitores e para saber quando algum comentário pode servir para um novo post;

2 – tem que ser um provocador para extrair o melhor dos leitores.

Grande parte da exposição e das perguntas da platéia se concentrou na batalha que Nassif trava com a revista Veja que, segundo ele, “é lixo”. Também foi abordado o Projeto Brasil, que é apresentado como "um empreendimento jornalístico independente que oferece os conteúdos e ferramentas necessárias para a discussão estruturada de temas estratégicos para o desenvolvimento nacional".

Nenhum comentário: