"That survey suggested that blogs are not only having an impact on the speed and availability of news, but also influence the tone and editorial direction of reporting."
"
"De fato, não posso existir na vida cotidiana sem estar continuamente em interação e comunicação com os outros." Berger & Luckmann - A construção social da realidade
A academia vive em pé de guerra com a própria academia. Cada respingo de originalidade é disputado como se fosse uma piscina olímpica. Ninguém nada de braçada no oceano das idéias virgens, ainda mais numa era em que a bricolagem é regra.
A imprensa noticiou a queda de um avião que não caiu (quiçá decolou). Os relatos dão conta de que a Globo News divulgou e os portais espalharam a informação equivocada na web.

Em post no eCuaderno, José Luis Orihuela nos deixa um alerta:
Desde que estreou no iG, há cerca de um mês, o experiente jornalista Ricardo Kotscho já publicou dez artigos. Ótimo texto, credibilidade, faro para boas pautas. A contribuição inclui uma entrevista exclusiva com a ministra Dilma Rousseff. Mas são textos longos, que exigem do internauta a mesma habilidade de um leitor de jornal. Afinal, todos os textos publicados até aqui poderiam estar em jornais ou revistas.
O trailer de “Stop The Presses” deixa evidente a temática do documentário: o declínio acelerado dos jornais de papel nos Estados Unidos e a avassaladora ascensão da comunicação mediada por computador. Stop the presses é a versão em inglês de “PAREM AS MÁQUINAS”.
A expressão abriga uma das imagens mais fortes do jornalismo no século XX. Tudo está tranqüilo até que uma informação bombástica acaba de chegar à redação. O editor-geral dá a ordem para que as rotativas sejam imediatamente desligadas. O jornal, que ainda está no prelo, é modificado e, somente então, recomeça a rotina industrial.
Ninguém mais manda as prensas pararem de funcionar, elas estão parando sozinhas. Tecnologia e sociedade caminham juntas para um destino ainda incerto, ou melhor, com algumas poucas certezas, como o gradual desaparecimento dos jornais de papel. Deve ser um ótimo documentário. Vamos torcer para chegar logo ao Brasil ou, quem sabe, vir ainda mais rápido em forma de arquivo para download...
Veja o site oficial do documentário.
ses para o trabalho jornalístico: