segunda-feira, 9 de abril de 2007

Um livro sobre blogs

Esteja preparado quando abrir o livro de Hugh Hewitt sobre blogs. Ele não é fácil! Não o livro, mas o autor. Hewitt é um norte-americano que dá aulas de Direito, possui um programa de rádio com boa audiência, além de cultuar extrema simpatia pelo Partido Republicano e pelo ideário de direita. Gosta de Bush, defende a guerra contra os “inimigos” dos Estados Unidos e adora a Fox News.

Se você conseguir superar a barreira (ou se compartilha ao menos parte das idéias do autor), leia “Blog: entenda a revolução que vai mudar seu mundo”. O livro foi lançado em 2005 nos Estados Unidos e acaba de ganhar tradução em português pela Thomas Nelson Brasil. Não é brilhante, é preconceituoso, mas ajuda a pensar a comunicação contemporânea.

Hewitt acredita que o blog é a versão high-tech da imprensa de tipos móveis criada por Gutenberg, enquanto o blogueiro tem a mesma possibilidade de promover uma revolução como fez Martinho Lutero. Ou seja, tecnologia e mudanças sociais fazem parte tanto da Reforma Protestante do século XVI quanto da cibercultura dos dias atuais. É algo que faz pensar...

O livro é dividido em três partes, sendo que as duas primeiras dão ênfase total ao jornalismo. Para Hewitt, os blogs permitem que todos sejamos jornalistas potenciais a partir de dois atributos: credibilidade como fonte e exclusividade das informações. Assim, cai a necessidade da mediação, pelo menos aquela praticada pela grande mídia que, segundo o autor, está em franco declínio nos Estados Unidos. Aqui está um ponto polêmico da obra, pois Hewitt faz questão de ressaltar que a Fox News - com sua ideologia republicana - está em plena ascensão, como se a queda da audiência estivesse menos calcada na tecnologia e mais no conteúdo. Aqui também encontramos um dos primeiros preconceitos monumentais de Hewitt. Ele diz que os jornalistas que trabalham na dita mídia hegemônica são democratas de esquerda porque ganham mal e têm inveja dos republicanos bem-sucedidos. É mole?

Contudo, ele parece ter razão quando analisa a tática do enxame (ou infestação) praticada por blogueiros que escrevem sobre a política norte-americana. O repórter-pinóquio Jayson Blair, do New York Times, e o candidato democrata John Kerry foram duas vítimas dos blogueiros, que se uniram para ajudar a desmascará-los.

Na terceira parte do livro, Hewitt “revela segredos” para quem quer entrar no mundo blog. É rasteiro e pouco útil aos que possuem uma mínima familiarização com o ciberespaço. Trata-se de um manual ao pior estilo auto-ajuda, vendido no corredor de uma megastore especializada em produtos “pegue-e-faça”.

Levando-se em consideração a escassa bibliografia sobre blogs em língua portuguesa, é uma leitura indispensável, mas prepare o espírito para suportar a soberba imperialista de Hugh Hewitt. Caso você queira se chafurdar... vá ao blog dele!

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