domingo, 3 de maio de 2009

O impresso na internet: gratuito ou pago?

Uma entrevista com Gay Talese publicada na edição deste domingo do Estadão já é alvo de análise na blogosfera, no twitter e em outros tantos espaços. O experiente jornalista critica o New York Times pela decisão de disponibilizar gratuitamente o conteúdo do jornal impresso na internet. Segundo ele, a publicidade não será capaz de bancar sozinha o custo da cobertura jornalística de qualidade. “Eles arruinaram o futuro do jornal”, sentenciou.

No início de abril, assisti, pela terceira vez, a uma palestra de Ricardo Noblat. Ele também se queixou da “cultura do gratuito”, dizendo que ela é incompatível com a informação de qualidade. Noblat disse que “ninguém quer pagar R$ 1 para acessar o blog” e que apenas os blogueiros pagos por grandes portais conseguem angariar recursos capazes de garantir a qualidade da informação jornalística.

Aqui em BH as estratégias dos principais jornais são divergentes. O conteúdo do Estado de Minas é fechado para assinantes. O Hoje em Dia e O Tempo disponibilizam a produção do impresso gratuitamente na rede.

Ironia: a entrevista de Gay Talese foi publicada no jornal impresso e está disponível gratuitamente na internet! Eu, que não sou assinante do Estadão, pude ler tudo... e de quebra assisti aos vídeos com trechos da entrevista.

Nenhum comentário: