quarta-feira, 20 de maio de 2009

Classe C impulsiona consumo on-line

Com certo atraso, publico alguns dados e tópicos abordados na palestra “A internet e seus usuários”, com Joana Andrade e Camila Mantovani. O que mais me chamou a atenção foram as informações sobre o consumo de famílias fora do padrão sócio-econômico A-B.

- Segundo o Ibope/NetRatings, o Brasil atingiu a marca de 25,5 milhões de usuários residenciais.

- O barateamento dos custos de conexão e dos equipamentos favorece a entrada da Classe C na web.

- As lan houses estimulam novas conexões domiciliares. Por quê? O baixo custo por tempo de conexão atrai os jovens. Estes, por sua vez, pressionam cada vez mais os pais para a aquisição de banda larga residencial.

- Famílias com renda mensal de até R$ 3 mil representam cerca de 60% dos novos compradores de lojas virtuais.

- As mulheres ultrapassaram os homens no volume de compras on-line.

- A entrada da Classe C não significa o início de uma evolução linear que vai abarcar toda a sociedade. Os custos atuais ainda excluem famílias com poder aquisitivo muito baixo (classes D e E).

Nenhum comentário: