quarta-feira, 2 de maio de 2007

A credibilidade nos blogs jornalísticos

Vou fazer um hipertexto. Outro dia, o professor Marcos Palácios publicou um post sobre a constante polêmica entre os blogs e o jornalismo. O texto remete à página do professor Paul Bradshaw que, cansado de responder às mesmas perguntas, resolveu dar respostas definitivas. Segundo ele, forma e conteúdo não podem ser confundidos. Assim, blog é forma (plataforma) e jornalismo é conteúdo. Sobre a credibilidade dos blogs jornalísticos, Bradshaw evoca o decréscimo da confiança na grande mídia e acredita que as associações podem ajudar o jornalista-blogueiro a conquistar respaldo junto ao público.

No livro “A cauda longa” Chris Anderson apresenta bons subsídios para o debate ao destacar os sistemas probabilísticos vigentes na web:

"A vantagem dos sistemas probabilísticos é que eles se beneficiam da sabedoria das multidões e, em conseqüência, podem aumentar de escala, tanto em amplitude quanto em profundidade. No entanto, como essa característica sacrifica a certeza absoluta em microescala, é preciso considerar cada resultado isolado com um pouco de dúvida. A Wikipedia deve ser a primeira fonte de informação, mas não a última. Deve ser o site para exploração de informações, mas não a fonte definitiva dos fatos.

O mesmo se aplica aos blogs. Nenhum deles é absolutamente credenciado, confiável e fidedigno. Os blogs são uma forma de Cauda Longa e é sempre um erro generalizar a qualidade ou natureza do conteúdo na Cauda Longa – ela é, por definição, variável e diversa. Mas, em conjunto, os blogs estão se revelando tão fidedignos quanto a grande mídia ou até mais confiáveis. Apenas é necessário ler mais de um deles para decidir." (p.67)


Referência completa:
ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2006.

Mais sobre a Cauda Longa: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Long_Tail

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, bom dia!
Meu nome é Patrícia e trabalho com divulgação na empresa Zymboo.com.
Hoje temos um portal de conteúdo que abrange notícias nacionais, internacionais e regionais (www.zymboo.com).
Gostamos muito do seu blog e gostaríamos de convidá-lo a escrever para a página de cidades da Zymboo.
Estamos lançando um novo portal em que o internauta vai ficar por dentro de tudo o que acontece em sua cidade: notícias dos principais jornais e revistas, turismo, atrações, história, memória, cotidiano, esporte, diversão, curiosidades, serviços e muito mais! Não é apenas um portal de notícias, é um portal onde o cidadão vai interagir, opinar, enviar notícias, vídeos e imagens, colocar seu blog, indicar eventos, sugerir melhorias ou criticar aspectos do município. Participe do site você também, blogueiro, seja nosso Repórter Cidadão!
Basta enviar seus textos para serem publicados na Zymboo: falacidadao@zymboo-inc.com
Conheça também nosso blog: http://zymboocidades.blogspot.com/ 
 

Andrezza disse...

Oi Ivan, tudo bem ?
Meu nome é Andrezza, sou estudante de jornalismo, moro no Rio de Janeiro.
Um dos meus professores, que é jornalista e foi muitos anos repórter do jornal O GLOBO, nos passou um trabalho muito interessante.
Por ele ser blogueiro, mais por um hobby, mas também porque gosta de levantar assuntos interessantes em seu blog, nos passou um trabalho, em que nós temos que entrevistar um blogueiro, que em seu blog levante questoes como a relacao de blogs com o jornalismo, se o blog pode ser uma ferramente futura muito importante para a comunicacao social.
Pesquisando blogs na internet, encontrei o seu e achei muito interessante tudo que vc tem escrito. Gostaria de saber se vc poderia me proporcionar essa entrevista para o meu trabalho. Como moramos longe, as perguntas seriam feitas por e-mail mesmo.
É um trabalho apenas de faculdade mesmo, sem mais dimensoes. Mas vale ponto! hehehe =)
Ficaria grata se vc pudesse me conceber essa entrevista.
Aguardo resposta. Meu e-mail é andrezzamn@hotmail.com

Obrigada

Momento Verdadeiro disse...

Ser Blogueiro é ser livre para expressar os pensamentos. Mas necessários obedecer critérios, tais como respeitar as fontes e não esconder-se no anonimato.

Ser jornalista não é diferente, entretanto a hipocresia dos poderesos chefões que tentam manipular opiniões, está sendo a ruína da midia.

Atenciosamente;


Washington Luiz
www.momentoverdadeiro.blogspot.com
msn:ex-wltf@hotmail.com
Skype: washington.luiz84