terça-feira, 14 de agosto de 2007

Nova tecnologia, nova economia

Na onda da Web 2.0 a editora Record lançou recentemente o livro Wikinomics - Como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio, escrito por Don Tapscott e Anthony D. Willians. Pelo título dá para ver que se trata de um enfoque econômico, mas pode ser uma boa pedida para se compreender alterações nas relações de consumo. Segundo os autores, os clientes se tornam "prosumers", contribuindo na criação de bens e serviços em vez de simplesmente consumirem o produto final.

A abertura do livro é um impressionante relato da história recente da Goldcorp Inc., uma gigante da mineração canadense que esteve à beira da falência devido ao esgotamento das minas de ouro. O diretor-geral da empresa decidiu arriscar tudo e publicou na internet todos os relatórios sigilosos da corporação. Era um desafio, que pagava milhares de dólares aos colaboradores que enviassem os melhores métodos e estimativas que ajudassem localizar jazidas. Resultado: especialistas e amadores de todo o planeta enviaram dados relevantes que possibilitaram a descoberta de novas minas.

Convergência

Em tempos de convergência midiática nada melhor que um videochat. Eu e Christiano Gomes entrevistamos, no dia 6 de agosto, o deputado federal Miguel Martini sobre a CPI do Apagão Aéreo e o trágico acidente com o avião da TAM no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Lista de primeira

O professor e pesquisador Rogério Christofoletti publicou no Monitorando uma ótima lista de pesquisadores-blogueiros. Nosso humilde Problemas Interativos está lá, ao lado de grandes nomes da pesquisa em jornalismo no Brasil. Um ótimo esforço que vale a pena ser prestigiado!