terça-feira, 14 de agosto de 2007

Nova tecnologia, nova economia

Na onda da Web 2.0 a editora Record lançou recentemente o livro Wikinomics - Como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio, escrito por Don Tapscott e Anthony D. Willians. Pelo título dá para ver que se trata de um enfoque econômico, mas pode ser uma boa pedida para se compreender alterações nas relações de consumo. Segundo os autores, os clientes se tornam "prosumers", contribuindo na criação de bens e serviços em vez de simplesmente consumirem o produto final.

A abertura do livro é um impressionante relato da história recente da Goldcorp Inc., uma gigante da mineração canadense que esteve à beira da falência devido ao esgotamento das minas de ouro. O diretor-geral da empresa decidiu arriscar tudo e publicou na internet todos os relatórios sigilosos da corporação. Era um desafio, que pagava milhares de dólares aos colaboradores que enviassem os melhores métodos e estimativas que ajudassem localizar jazidas. Resultado: especialistas e amadores de todo o planeta enviaram dados relevantes que possibilitaram a descoberta de novas minas.

Nenhum comentário: