quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Conexões urbanas

As 35 mil pessoas que passam diariamente pelo Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, na Região Central da capital, vão contar gratuitamente com uma área de acesso livre à internet. O sistema de conexão sem fio já está disponível no terminal para o uso por notebooks com placa de rede sem fio e celulares com antenas wi-fi. A Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) disponibilizou a tecnologia que permite a conexão por ondas de rádio de alta freqüência, sem a necessidade de cabos. O sistema está disponível no hall principal e no último piso.

No primeiro acesso, quando a máquina é ligada, o sistema solicita o preenchimento de um cadastro que vai gerar login e senha. Depois do preenchimento, a tecnologia é liberada para o uso, que limitará a navegação em duas horas diárias. Para o portal da prefeitura, o acesso é ilimitado.

As redes sem fio são uma alternativa flexível para a conexão à internet em locais de mobilidade e trânsito. Segundo a Prodabel, até o final deste ano mais cinco áreas de acesso livre à internet estarão a disposição da população que poderá navegar pela rede em parques e praças da cidade. A implantação faz parte do projeto BH Digital, que pretende cobrir 90% de Belo Horizonte com uma rede de internet sem fio antes do início do segundo semestre.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: