quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Qualidade em tempo real

O post anterior fez menção ao ombudsman da Folha. Trago de volta, então, outro ombudsman, desta vez do IG, Mário Vitor Santos. Ele comenta as críticas de uma leitora sobre nota publicada no “Último Segundo”. O texto sobre uma chacina ocorrida em São Paulo apresenta diversos erros, conforme apontado pela mulher que enviou a reclamação. O ombudsman comenta:

“As críticas da leitora tratam de um problema que se repete: a baixa qualidade de textos do Último Segundo, causada por um conjunto de situações, inclusive a falta de revisão e leitura, ou seja, sem verificação de qualidade antes da publicação. A internet parece favorecer o agravamento de um problema existente no jornalismo brasileiro e, portanto, na cultura do país: a crescente queda de qualidade dos textos. A cultura virtual parece abrir mão de uma cultura de excelência, segundo a qual a marca do bom jornalismo se expressava também na busca da perfeição da narrativa.” (grifo nosso)

E Mário Vitor sentencia: “... rapidez não é desculpa para uma redação ruim”

Bem, posso falar com real conhecimento de causa: já passou da hora dos portais noticiosos apresentarem textos melhores e informações precisas e completas. Chega de desculpas! Tais erros contribuem para a ainda vigente discriminação da internet como fonte de informação, além da constante discriminação sofrida pelos próprios profissionais. Vamos encarar o fato de que somos nós os responsáveis pelo descrédito!

Leia o comentário completo no Blog do Ombudsman.

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