sábado, 28 de julho de 2007

O prosaico cotidiano

A participação do internauta no webjornalismo ainda merece muita atenção. Na seção colaborativa do G1 (“VC no G1”), diversos textos e fotos enviados para a redação revelam a efemeridade de grande parte do conteúdo publicado em tais espaços destinados ao público.

Dei uma espiada neste sábado, dia 28 de julho. Em uma das participações, uma voluntária conta o dia a dia da Vila do Pan, no Rio de Janeiro. Texto em primeira pessoa e seis fotos da autora ao lado de atletas brasileiros. Poderia estar um blog, mas está no G1.

Em outra participação, um internauta de Medianeira, cidade de aproximadamente 40 mil habitantes localizada no Oeste do Paraná, envia material sobre a eleição de Mayara Hobold como “Miss Medianeira 2007”. Jornalismo hiperlocal? Pode ser, mas está no G1.

Segundo o sociólogo francês Michel Maffesoli, os pequenos fatos da vida cotidiana são o “essencial da trama social”. (p.19). Assim, “a vida cotidiana em sua mesclagem e em seu aspecto mais banal é rica de imprevistos e aberta a múltiplas potencialidades.” (p.27)

Abrir espaços para a participação de não-jornalistas é uma potência ainda em fase inicial de exploração no webjornalismo.

Referência completa:
MAFFESOLI, Michel. A conquista do presente. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Para compreender o funcionamento


O quadro acima foi publicado no Baixaki. É muito bom para compreender as diferenças básicas entre o YouTube e o Joost. Apesar de operar no sistema P2P, o Joost não é aberto a publicações de conteúdo. O assunto já foi discutido em um post anterior. Em suma, é o seguinte: os dois serviços não são concorrentes e oferecem boas opções para os internautas que buscam conteúdo em vídeo.